sábado, 9 de outubro de 2010

EU E A MINHA MÃE


Sou filho de uma fratria de três, o mais novo, desde muito novo senti que era diferente dos demais miudos da minha idade, nas ideias nas conviçoes no socio familiar, no socio afectivo, e concluindo... no meu intimo.
Havia uma administração de carinho, afecto muito desfasada de uns membros para outros da minha familia ou que davam ou acolhiam de mim em si mesmos.
Minha mãe teve-me tinha 42 anos, começou por sentir um ligeiro mal estar e uns desejos doidos por laranjas verdes e azedas... no meio de todo este processo a sua propria consciencia lhe pergunta não sabes o que fizeste o verão passado??? E lá se confirmou que havia um pedido no bico da cegonha que estava para chegar... coitada quando chegou comigo devia trazer o bico todo torto pois 5 Kilos e 400 gramas não deve ser pera doce... meu pai quando soube que a minha mae estava gravida e ja com 2 filhos para criar um de 14 e outro de 10 anos, sugeriu a minha mãe que se não seria sensato ela desistir do projecto... minha mãe muito educada e como é uma senhora com berço (EDUCAÇÃO) respondeu ao meu pai, que preferia desistir de uma vida a seu lado do que desistir do tal PROJECTO, e defacto foi o melhor que ela fez. lolololololololololol
Nesse entretanto veio as negociações entre mim feto ainda no cu dos franceses e a minha mãe gravidissima até aos olhos, então e assim surgiu o tratado de 16 abril de 1977 em que exigia um buraco novo para sair e umas instalações novas a estrear... bem coitada ela deve ter pensado la para com ela bem a queca de 16 de Julho de 1976 saiu-me cara, e assim foi o rapaz (eu) nasceu de ceseriana e no dia que nascia era inaugurado o HOSPITAL DISTRITAL DE CASTELO BRANCO.
já nessa altura os meu irmão estava na pubredade outros assuntos outros valores lhe eram de maior interesse como os charro o alcool e as miudas que sempre que pudessem davam umas escorregadelas.
Tive uma infancia fantastica e com muita proteção, muna conversa um dia do meu pai depois de meses antes ter dito aquela alarvidade pela boca, comenta com a minha mãe a titulo de carinho segundo conta a minha mãe, que, para cuidar bem de mim e não lhe deixar roubar aquela coisa linda... Coitada no dia a seguir a minha mãe vai a praça comigo no carrinho de bébe pois eu era obeso!!! é verdade obesodeveria ter ai 15 meses ja andava a minha mãe che gou perto de uma senhora que lhe vendia peixe e eu sai da cadeirinha e fui dar uma volta... bem panico geral... quando a minha mãe olha para a cadeirinha e vê que eu tinha desaparecido entra em perfeita esteria ... bem ela pôs o mercado municipal em polvorosa. ao fim de duas horas de policia ja quase a intervir, foram dar comigo dentro de uma montra de bolos na parte de panificação da praça com creme ate aos olhos como se nada fosse comigo... a minha mãe conta que quando eu a vi que lhe sorri de feliz com muita ternura e lhe estiquei nas mãos 2 bolos para ela comer pois se a mim me estavam a deliciar a ela tambem deveriam saber bem.
Ja na primaria ouvia os meus amigos dizer que tinha feito isto e aquilo com o pai, que ele era o maior e eu ficava confuso pois o meu mal o via e quando o via era a dormir ou a entregar o dinheiro a minha mãe para o administrar ou a bater violentamente nos meus irmãos, era muito austero com nuances de mau, sempre achava que controlava tudo e todos, mas no fim de contas as unicas coisas que le controlava bem era o prato a hora de comer, 75% do sofá para se expojar e por ultimo o botão do autoclismo.
MÃE para mim é palavra de tudo om que há de bom na vidaem todos os sentidos. Esta sim mandava e mandava muito, enquanto o meu pai mandava de boca a minha mãe fazias as coisas acontecer era participativa na vida dos filhos esta desempenhava todos os papeis os que lhe eram de sua incumbencia e mesmo os que nao eram de seu foro, para mim ela foi mãe foi pai, foi amiga, é cumplice... o pontifice de da familia a verdadeira mulher de armas, mulher de guerra sempre com paz e a todas as advercidades que se foram colocando na vida nunca baixou braços nunca se curvou, o que faz dela a minha heroina nesta minha historia e muito dela.
Nunca a vi desistir de nada, via algumas vezes triste mas sempre de cabeça levantada e mesmo nos seus momentos de maior angustia soube sempre ter a prudencia a tolerancia e a sensatez e lucidez de enfrentar e aprender com tudo de bom e mau e tentar entender mesmo que não concorda-se.
MÃE é a palavra mais bonita do mundo, todos trazemos alguem de raiz... e para mim é a minha mãe... é certo que no meu percurso de vida outras foram criando as suas raizes, mas mãe, minha mãe que te amo-te tanto tanto tanto.
Hoje no auge dos seus 75 anos a completar este ano, é uma mulhercom uma instrução de vida preciosa... aquela que não se aprende em livros mas sim com o dia a dia e com a margem de manobra para poder sempre se ir aprefeiçoando.´
Á já alguns dias numa conversa eu falava-lhe de mim da minha vida, e ela responde-me olha filho tenho 75 anos e ja vi alguma coisa na vida ja vivi muitos paladares uns doces outros amargos outros sem gosto, em tudo o que fazemos sabe-lo fazer sempre consciência educação e muita descontração, não avalies os demais pelo que aparentam porque o que pode ser bom para ti pode não ser bom para os outros, saber dar a margem e o respeito do espaço dos demais, mesmo que estejam debaixo do mesmo tecto como eu e o teu pai ... ele esta na sala e eu estou na cozinha a ver o que tenho para fazer contudo não quer dizer e de todo não é que se esteja desinteressado e é saber estar tranquilo e assim ir crescendo-se ao longo dos anos... sim filho porque eu ainda tambem cresço!!! interiormente...
Nesse dia vim para casa com a cabeça mil a hora... dei por mim zangado comigo mesmo, dei por mim a rir de mim mesmo virei as tripas, rasguei o verbo, e depois destes estados todos dei por mim na final comclusão. que um dia eu tenha a sorte de ter alguem que não seja igual a mim mas que me respeite na minha diferença e que acima de tudo eu a respeita na dela e se complemente que a sua esfera siga assim como a minha e que em conjunto ao longo dos tempos se va construido uma esfera solida onde sempre que possivel haja reencontros e crescimento e surpresa sempre reformada com admiração e assim se cresce, assim se predura e mesmo nos momentos que não se esteja omnipresentes, seja seja constante na vida das pessoas de quem mais gostamos.
Já senti muitas formas de amor por um irmão, por uma sobrinha, por um amigo, por um namorado, e todos são diferentes na sua constituição e no seu contexto, mas todos importantes á vida mas o de Mãe... é sempre o amor de mãe mesmo que esse grau figurativo ou sentimental seja transposto para uma tia uma avó uma irmã... parir é dor criar é amor... e amor é algo com o qual não vivemos seja ele qual for e mal de quem diga que nao o necessita...

Sem comentários:

Enviar um comentário